EZ Drummer no Studio One. Midi ou Audio??

Perguntas e RespostasCategoria: Mixagem e MasterizaçãoEZ Drummer no Studio One. Midi ou Audio??
Jean Monteiro perguntou à 2 meses atrás

Blz Jorge! Estou assistindo o curso, e estou na duvida, nos meus projetos, eu mantenho a bateria do EZ Drummer em midi, e faco a compressao, equalizacao…etc. ate porque, as vezes preciso adicionar algum detalhe na bateria, e em midi fica facil de fazer a alteracao, mas voce acha que qualidade ficaria melhor se transformar as pecas da bateria em audio??

Outro problema que eu tenho, e com o Bus do Studio One, se eu jogo todas as pecas da bateria para bus, para controlar o volume geral, aplicar uma compressao geral ou algum efeito, a bateria fica embolada, e percebo que o pan das pecas sao modificados, nao respeitando o que esta mais a direita ou esquerda. Nao sei se o problema e por estar midi.

Mas eu sinto esse problema quando mando tambem dois violoes com pan diferentes, e no Bus eles embolam.

Outra coisa que fico na duvida no Studio One, Exemplo, se um violao mono esta totalmente para esquerda, e eu aplico um reverb, ele continua soando no centro, eu teria que jogar o reverb para esquerda para acompanhar o Pan do violao?

Desculpe pela pergunta ser tao longa.

Abs e Obrigado.

1 Respostas
Jorge Staff respondido à 2 meses atrás

Oi Jean, ótimas perguntas.

Depois que o arranjo da sua bateria tiver pronto é bom converter em áudio sim. Mas não por qualidade sonora, mas por questões de workflow/fluxo de trabalho. A sessão fica mais leve, as vezes o midi pode dar alguns erros, adiantar alguma nota do nada dependendo do peso da bateria virutal. Ezderrumer é bem leve, então não tem muitos problemas, porém sempre exporto em áudio para para ter mais rapidez na sessão.

Com relação aos violões. Se tiver embolando no Bus, provavelmente eles também vão embolar se tiver indo para master geral, e se isso não tiver acontecendo, melhor tirar o bus. Tem que ver o que tem insertado no seu bus.

Você pode usar equalizações inversas para em cada violão no pan, para dar mais nitídez, e desembolar mais. Da uma olhada nas aulas do módulo de EQ: Equalização Musical, Melhorando a imagem estéreo com EQ, Equalização MID/SIDE. Essas três aulas abordam questões que podem ajuda-lo com esses violões.

Com relação ao pan dos envios do studio One, você pode enviar o panorama no póprio fader da mandada:

Lembrando que você tem acesso ao curso de Studio One também, que foi como um bonus do FM. Acesse: http://www.sombinario.com/login

Qq coisa, to ai!